A grande maioria das doenças da boca são a cárie e as doenças conhecidas como da gengiva (gengivite e periodontite).
Tanto a cárie quanto as doenças da gengiva são processos infecciosos causados por bactérias e só se instalam se houver fatores predisponentes como, por exemplo, uma dieta inadequada e higiene oral ineficiente.
A saúde de nossa cavidade oral é importante para nós por diversos motivos: para nossa digestão, pois trituramos melhor os alimentos durante a mastigação, para nossa comunicação, através da fonação, pra nossa respiração, para a nossa autoestima.
A cárie pode ser responsável, por exemplo, por dores, abcessos, mau hálito, problemas estéticos, perda de dentes.
As doenças da gengiva causam inflamações, dores, abcessos gengivais, mau hálito, mobilidade e perda de dentes.
A cavidade oral faz parte de nosso organismo e, sendo assim, as doenças da boca podem ser responsáveis por outras em várias partes de nosso corpo.
Como já foi dito, a cárie e as doenças gengivais são causadas por bactérias. Nossa boca é ricamente irrigada pela circulação sanguínea. Aos poucos esse acúmulo de germes invade os tecidos chegando aos vasos sanguíneos e, através destes, podem se disseminar pelo nosso corpo.
Já foi relatado que podem ocasionar problemas nas articulações, nos pulmões, derrames cerebrais, aterosclerose, doenças no coração, rinites, sinusites, pré-eclampsia, partos prematuros, e até favorecer o aparecimento do Mal de Alzheimer.
Realizar uma boa higiene oral, através do uso correto da escovação e do fio dental, complementando ou não com bochechos antissépticos fluoretados, evitar hábitos como o fumo e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, ter uma dieta racional, sem a ingestão de muitos alimentos cariogênicos, e visitar regularmente o Dentista, são maneiras eficazes de prevenção de doenças bucais e, conseqüentemente, de doenças sistêmicas.