De tanto os meus pacientes me perguntarem sobre alguns temas recorrentes em relação ao tratamento de canal, resolvi escrever esse post para tentar esclarecer algumas dessas dúvidas:
Tratamento de canal dói?
-Mito. Todo tratamento de canal, salvo raras exceções, deve ser precedido de uma boa e eficiente anestesia. Possibilitando uma intervenção sem dor.
O tratamento é feito em diversas sessões?
-Mito. Estudos têm indicado que quanto menos sessões, menor chance do dente ser contaminado entre elas.
Assim, na grande maioria dos casos, o tratamento é feito em uma única sessão. Em algumas exceções, pode ser necessária uma segunda consulta.
Dente com canal tratado escurece?
- Mito. O coroa do dente escurece, devido a alguma questão relacionada ao canal, por, basicamente, três fatores:
O canal necrosou ( morreu) , e gases e secreções formadas podem atingir a coroa, escurecendo-a.
Durante a abertura do dente, ocorre um sangramento excessivo na polpa inflamada, que fica muito tempo em contato com a coroa, escurecendo-a.
Após o tratamento endodôntico, o material obturador do canal, que deve ficar somente na parte radicular ( da raiz ), fica em contato com a coroa do dente, escurecendo-a.
Dente com canal tratado quebra com mais facilidade?
-Depende. A polpa, que é a estrutura removida durante o tratamento de canal, serve para nutrir, defender e hidratar internamente o dente. Dente com canal tratado fica desidratado, e por isso, mais friável. Mas se esse dente for reabilitado de maneira eficiente , no tempo certo, e utilizado numa função mastigatória normal, ele não se quebra com mais facilidade.
Dente com canal tratado pode doer?
Verdade. A anatomia endodôntica é muito complexa. Essa dor pode advir de algum canal que não foi trabalhado durante o tratamento. Pode ainda haver uma recontaminação do canal, ou por um tratamento sem cuidados extremos com a biossegurança ou devido a alguma falha na reabilitação da coroa. Nesses casos, é necessária uma reintervenção, conhecida como retratamento de canal.
Dente com canal tratado pode cariar?
Verdade. O dente pode cariar e, como não existe mais a polpa, ele não vai doer. Por isso temos que ter muito cuidado com os dentes tratados endodonticamente, visitando regularmente o dentista.