domingo, 24 de agosto de 2014

Endodontia

Tratamento endodôntico do elemento 26 em sessão única com instrumentação mecanizada e obturação termoplastificada:
Inicial

Final

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Cinco dicas disfarçam mau hálito causado por alho e cebola


Ingredientes como alho e cebola fazem toda a diferença na hora de preparar algumas refeições. O problema é que depois de comê-los o hálito fica bastante comprometido e esse cheiro é difícil de sumir. O cheiro forte desses dois alimentos parece impregnar porque suas substâncias odoríferas (de cheiro desagradável) são absorvidas pelo intestino, metabolizadas no fígado, liberadas na corrente sanguínea e excretadas pelos pulmões. 

Mas, para tentar disfarçar o mau hálito, existem alguns truques que funcionam e não são tão complicados de fazer. Mariana Pereira Alves, coordenadora do Centro de Excelência no Tratamento da Halitose (CETH), no Espírito Santo, listou alguns deles.
Masque chiclete ou balas de sabor forte de menta
O cheiro da menta é mais forte do que o do alho e da cebola, e por isso acaba mascarando o odor forte desses alimentos. 
Coma maçã, salsa e espinafre
Cientistas norte-americanos descobriram que alguns alimentos, como maçã, salsa e espinafre ajudam a eliminar o mau hálito. Para o estudo, publicado no Jornal Food Science, voluntários comeram alho cru e, em seguida, mediram o nível de mau cheiro da respiração. Logo após, comeram vários alimentos sugeridos para banir o mau hálito. De todos eles, maçã crua foi a mais eficaz e funcionou como desodorizante para as enzimas que causam o odor. Todos os alimentos que se mostraram eficazes são ricos em polifenóis, compostos que quebram o sabor forte do alho.
Beba líquidos como chá verde, suco de tomate e limonada
Bebidas como chá verde, limonada e suco de tomate ajudam a eliminar o mau hálito. O chá verde, por exemplo, tem função antibactericida, antioxidante e removedora de odor. Já o suco de limão é adstringente e bactericida. Ele tem o poder de eliminar as bactérias da boca e do sistema digestivo. O suco de tomate tem fibras, vitaminas, minerais e água que ajudam na hidratação, na produção de saliva e na limpeza da boca. 
Outra boa pedida é o suco de hortelã ou um suco que tenha esse ingrediente na composição. A hortelã estimula o funcionamento do sistema digestivo e ainda deixa um frescor na boca. Abacaxi com hortelã é uma boa combinação, pois o abacaxi, por ser uma fruta cítrica, também é adstringente e bactericida.  
Tenha sempre um kit dental na bolsa
Uma boa opção é logo depois de comer uma refeição rica em alho e cebola, pedir licença e ir ao banheiro escovar os dentes. A escovação vai eliminar os restos de comida entre os dentes que favorecem a proliferação das bactérias que causam o mau hálito, além de deixar um gosto e cheiro refrescante na boca. 
Intensifique a limpeza dos dentes com o fio dental e um limpador lingual
Depois de escovar os dentes, utilize o fio dental e o limpador de língua para remover com eficiência todos os restos de alimentos da boca. Quanto mais limpa estiver a boca, mais livre de bactérias causadoras de mau hálito ela estará.

fonte: Site Terra

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Fio dental na infância

O fio dental deve ser introduzido na rotina da criança assim que os dentes começarem a nascer. “Primeiramente a limpeza com o fio dental pode ser feita uma vez ao dia, obviamente realizada pelos pais. Isso fará com que a criança sempre o encare como algo natural, assim como tomar banho e pentear os cabelos”, afirma Renata Centenaro, cirurgiã-dentista idealizadora do projeto infantil Turminha do Sorriso que leva saúde bucal às escolas.  
Para a especialista, o interessante é deixar o interesse da criança vir com naturalidade. “Com o passar do tempo ela vai ter curiosidade e pedirá um pedaço do fio dental na mão”. O exemplo também é super importante. A criança acaba por ser motivada ao ver seus pais usando o fio dental. “É a mesma coisa que tentar forçar o filho a comer uma fruta, se a criança só vê os pais comendo doces. Exemplo e rotina farão o hábito se estabelecer naturalmente”, diz a especialista. 
Antes dos seis ou sete anos, porém, o uso do fio dentel e a escovação devem ser supervisionados por um adulto. É importante que o uso seja acompanhado do ensinamento , feito de maneira leve e prazerosa e numa linguagem adequada.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

DTM- Disfunção Temporomandibular

   ATM é a articulação temporomandibular, uma articulação que liga o maxilar ao crânio. Qualquer problema que                impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e        de ossos é chamado de DTM.
Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se você tem DTM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentes em outros problemas. Seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, através de uma história médica e dentária completa, um exame clínico e de de imagens adequados



Alguns dos sintomas mais comuns de D-ATM são:
  • Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
  • Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • Mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
  • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.
    Até as décadas de 70 e 80 acreditáva-se na relação de problemas oclusais ( de mordida) com a disfunção da                 articulação temporomandibular.

   Estudos mais modernos, porém, não apontam comprovada relação entre a maloclusão e a DTM. As causas da              disfunção, na maioria das vezes, e bastante complexa e, por isso, exige um tratamento delicado e minucioso.
   Como, normalmente, a disfunção tem um caráter multifatorial, esse tratamento deve ser realizado de maneira                  multidissiplinar: com um Dentista, um neurologista, um psicanalista, um ortopedista, um fisioterapeuta, um                      fonoaudiólogo...