domingo, 22 de maio de 2011

CLAREAMENTO DENTAL

O escurecimento de um ou mais dentes anteriores, na maioria das vezes, interfere negativamente na aparência do sorriso.
 A cor dos dentes, mesmo sendo apenas um dos fatores que contribuem para  um sorriso equilibrado esteticamente, é o fator isolado mais importante pois é o primeiro a ser percebido.
Muitas vezes, esse escurecimento se deve a fatores extrínsecos ( que vêem de fora), principalmente o cigarro e uma dieta rica em alimentos com muito pigmento escuro. Por exemplo : café, refrigerantes de cola, chocolate preto.
Uma das alternativas para a resolução desse tipo de problema, além da abordagem restauradora, é a reversão da alteração de cor conhecida como clareamento dental.

Existem dois tipos de clareamento: o externo ou vital ( executados em dentes vivos) e o interno ou não-vital ( em dentes que sofreram tratamento de canal). O externo se divide  basicamente em dois métodos mais utilizados, podendo os dois ser executados em conjunto: o de consultório, e o caseiro. É importante salientar que, apesar de ser caseiro, esse método deve ter a supervisão e o controle do Cirurgião-Dentista. Os clareamentos vendidos sem a prescrição profissional devem ser evitados pois não são comprovadamente seguros.
A diferença entre os clareamentos está na substância utilizada, na sua concentração e na maneira de atuação.
O de consultório consiste na aplicação, pelo Dentista, do agente clareador diretamente nos dentes. Dependendo do grau de escurecimento dos dentes, são necessárias de uma a quatro sessões.
Para o caseiro, o Dentista deve fazer a moldagem das arcadas do paciente, confeccionar as moldeiras individuais e fornecer os kits de clareadores. O próprio paciente aplica o agente na moldeira e posiciona corretamente nos dentes por uma a quatro horas por dia. Esse método deve ser utilizado, a princípio, de uma a três semanas.
Para o sucesso do tratameto, o paciente deve evitar durante e por um período após seu término, fumar e consumir alimentos com pigmentos

Alguns efeitos colaterais são relatados. Principalmente sensibilidade nos dentes. Mas podem ser minimizados se forem observadas e seguidas todas as recomendações do profissional e do fabricante do produto.

2 comentários:

  1. Obrigada Dr Breno por me informar que posso fazer clareament em casa.

    ResponderExcluir
  2. DR Breno seus esclarecimentos muito me serviram....continui nos informando
    Sandra

    ResponderExcluir