quarta-feira, 11 de maio de 2016

Tratamento Endodôntico- O que é?


O tratamento endodôntico consiste em um procedimento de acesso, limpeza, conformação e selamento da parte interna do elemento dentário conhecida como canal.
O canal é um espaço onde, em dentes saudáveis, está localizada a polpa dentária. Formada por tecido nervoso, vasos sanguíneos e linfáticos e tem como função a defesa e a nutrição do dente.
Quando por alguma injúria, seja ela mecânica, química, térmica, biológica... o tecido pulpar é atingido direta ou indiretamente, normalmente ele entra em um processo inflamatório irreversível caracterizado por dor aguda exacerbada por baixas temperaturas. Após em média 2 ou 3 dias, a polpa entra em degeneração e necrose. Sem o tecido pulpar como defesa, o canal pode ser acometido por um processo infeccioso que pode atingir os tecidos que circundam o dente ( osso, ligamento) e progredir para um abcesso que, ser não for debelado adequadamente, pode ocasionar problemas à distância no coração, nas articulações, pâncreas, rins, cérebro...

O dente com polpa inflamada ou infeccionada precisa passar pelo tratamento endodôntico antes de ser restaurado. Somente assim, ele poderá permanecer em função sem riscos para a saúde do paciente.
O tratamento de canal tem também outras indicações como a finalidade protética, trauma, abfrações severas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário