sábado, 11 de junho de 2011

A falta que fazem os dentes




Nossos dentes são de fundamental importância para nossa saúde.
É com o auxílio dos dentes que iniciamos o processo de digestão dos alimentos, durante a mastigação. E é através da digestão que obtemos a maior parte dos nutrientes que precisamos para ter saúde e viver bem. Dentes sem cárie e gengivas saudáveis fazem com que você tenha uma boa mastigação, a boa mastigação proporciona uma boa digestão e, portanto, uma boa absorção de nutrientes.

Os dentes também são importantes para nossa dicção, o nosso equilíbrio, a nossa auto- estima.

O que primeiramente reparamos em uma pessoa é seu sorriso. Se há algum dente faltando ou mau hálito, não é incomum pensarmos que a pessoa não tem uma boa higiene, não tem cuidados, não tem boa saúde. Boca saudável é aquela sem cárie ou doença periodontal, sem feridas ou manchas, sem mau hálito, e que proporcione boa mastigação, deglutição e comunicação, além de ser esteticamente agradável
Um dente pode ser perdido por variadas razões, dentre as quais destacam-se : doença periodontal, cárie dentária e traumatismos locais.
 Geralmente, o paciente procura tratamento quando a estética está comprometida, entretanto, a ausência de um dente vai além dessa questão, pois representa comprometimento da integridade do sistema mastigatório.

Quando um dente é perdido, a integridade estrutural de toda a cavidade bucal é afetada, tanto pelo ponto de vista funcional como estético. A migração dos dentes adjacentes (vizinhos) e opostos é possível. Freqüentemente observa-se o movimento de inclinação, o qual provoca desajuste da mordida (oclusão) prejudicando, assim, o funcionamento normal do sistema mastigatório. Além disso, existe, sim, o problema de ordem estética. Sob esta ótica, tem sido cada vez mais valorizado o aspecto visual, em que a desarmonia do sorriso pode prejudicar a auto-estima do indivíduo, fazendo-o ficar mais introvertido e menos ativo socialmente.

Existem diversos tipos de tratamento e a escolha dependerá de alguns fatores como: indicações, contra-indicações, vantagens, desvantagens e adaptação do paciente ao tratamento escolhido e custos. Para que haja sucesso, o tratamento deve ser planejado com cuidado, prestando atenção nas reais necessidades do paciente. Desta forma, um diagnóstico detalhado deve ser realizado avaliando condições bucais do paciente, bem como sua saúde geral.
Como opções de tratamento para a ausência de um dente, têm-se  as próteses removíveis,  fixas e próteses sobre implante e o tratamento ortodôntico.
Mas, sem dúvida nenhuma, A PREVENÇÃO é a maneira mais saudável, eficaz, simples e barata de se evitar as conseqüências da falta que fazem um ou mais dentes.
Para isso, devemos ter um cuidado criterioso com nossa higiene oral e visitar regularmente nosso dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário